Português
16 DE ABRIL DE 2024. POR ÉLCIO FONSECA

PMGZ Comercial: equipe da ABCZ realiza nova classificação de fêmeas, avaliação e pesagem de bezerros na Agropecuária Passo do Lobo, em Mato Grosso

PMGZ Comercial: equipe da ABCZ realiza nova classificação de fêmeas, avaliação e pesagem de bezerros na Agropecuária Passo do Lobo, em Mato Grosso
Equipes ABCZ e Agropecuária Passo do Lobo; Criatório da raça Nelore ingressou no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ Comercial) há um ano e já colhe resultados

Um ano após ingressar no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ Comercial), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Agropecuária Passo do Lobo, em Nova Mutum (MT), já colhe resultados significativos, aprimorando a seleção do rebanho Nelore comercial (não registrado). Depois da primeira classificação de fêmeas, realizada em 2023, a equipe técnica da ABCZ retornou ao criatório para uma nova etapa de classificação de fêmeas prenhes da safra 2022, além de avaliação visual pelo método EPMU e pesagem de bezerros desmamados da atual safra. Participaram do trabalho os técnicos André Borges, Gabriel Pedrosa e Gustavo Wenzel, além do gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu.


Fêmeas prenhes da safra 2022 classificadas no PMGZ Comercial

“A função do PMGZ Comercial é disponibilizar informações confiáveis para o criador, com foco nas fêmeas do rebanho e nas suas produções. Tais informações compõem o currículo produtivo das matrizes em características reprodutivas e de produção, e os relatórios gerados se tornam fundamentais para as tomadas de decisão na fazenda. Nesta nova visita à Agropecuária Passo do Lobo, pudemos comprovar que o criatório já está usufruindo das informações geradas pelo programa, o que é muito gratificante”, destaca Ricardo Abreu.  


Bezerro da atual safra avaliado pelo método EPMU

Com dados dos animais, a seleção do rebanho avança, melhorando a cada geração. “A Passo do Lobo tem uma equipe muito competente e criteriosa. Quando classificamos as matrizes no ano passado, eles mantiveram na fazenda apenas as classificadas como “A” e “B”, e descartaram as “C” e “D”. Com isso, a bezerrada de agora veio muito homogênea.  É um rebanho comercial muito importante, com seleção forte nas características reprodutivas, e que vai servir de referência para muitos rebanhos comerciais em nível nacional”, ressalta o técnico de campo da ABCZ, Gustavo Wenzel. 

“Visualmente, houve uma evolução muito forte no biotipo do rebanho. Os animais vêm tendo mais características de produtividade, evidenciadas em comprimento de costela e largura dorso-lombar, por exemplo. Também avançaram no padrão racial da raça. Sem dúvidas, a Passo do Lobo irá produzir animais cada vez melhores, com um trabalho de melhoramento genético muito bem-feito”, enaltece o técnico da ABCZ e gerente do escritório-técnico-regional de Cuiabá (MT), André Borges.

“É uma grande satisfação receber a visita da equipe da ABCZ. Para nós, a importância do PMGZ Comercial é justamente estabelecer esses números com relação ao nosso rebanho para a gente conseguir reconhecer e trabalhar melhor a genética que temos aqui na Passo do Lobo, que é extremamente promissora”, enfatiza o criador Florian Diez.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar