Português
16 DE ABRIL DE 2024. POR BRENO CORDEIRO

ABCZ é homenageada durante 3º Mundial do Queijo

ABCZ é homenageada durante 3º Mundial do Queijo
Diretor de Pecuária Leiteira da entidade recebeu a medalha Compagnon d'Honneur da Guilde des Fromagers; Gerente do PMGZ Leite Max participou da programação do evento internacional

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi homenageada durante o 3º Mundial do Queijo, evento internacional que destaca anualmente os melhores queijos em nível mundial, cuja programação incluiu concursos de produtos lácteos, além de palestras, conferências, degustações e cursos.

No decorrer do evento, o Diretor de Pecuária Leiteira da associação, Rodrigo Simões, recebeu a medalha Compagnon d'Honneur da Guilde des Fromagers, entregue a pessoas que ajudam a fortalecer a cultura queijeira.

“Tive a felicidade de representar a ABCZ nesse evento tão importante, com a presença forte de produtores de lácteos de todo o mundo. Foi uma excelente oportunidade para divulgar a qualidade inigualável do leite de Zebu e o seu potencial produtivo”, comemora Rodrigo.

Ainda de acordo com o Diretor da ABCZ, a presença da entidade no Mundial do Queijo abriu várias portas para que os produtos fabricados a partir do leite zebuíno sejam cada vez mais conhecidos e representados, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

“Tivemos acesso a alguns projetos que visam à exportação desses produtos, o que representa um passo importante na concretização desses objetivos”, conta.

Associados à ABCZ e membros da equipe da entidade também participaram do evento: Camila Almeida, da Estância Silvania; Marcos Paulo Quirino, do Gir da Lenda; Thiago Tristão, da Reserva do Lago; Bento e Jovelino Mineiro, do Pardinho Artesanal; e Richard Santos, do Datas Guzerá.

A Gerente do PMGZ Leite Max, Mariana Alencar, também marcou presença no Mundial do Queijo. Além de participar de toda a programação, Mariana esteve na mesa-redonda Produção de Leite de Rebanho Zebu e a Utilização do Leite para Produção de Queijo, e ministrou a palestra O Impacto da Genética Zebuína nos Produtos Lácteos.

“O Mundial do Queijo é o ponto de encontro internacional dos produtores de queijo, onde podemos realmente conhecer de perto toda a evolução destes produtos, com destaque para o potencial deste setor tão importante, com discussões técnicas e muitas chances para fazer bons negócios. Outro aspecto muito importante é mostrar como é a produção de leite no Brasil – principalmente, é feita a pasto, com valor de sólidos agregado”, avalia.

Mariana ressalta, ainda, a importância da genética zebuína no setor de lácteos nacional. “80% do material genético que produz o leite que gera esses queijos nacionais são de origem zebuína”, destaca.

O 3º Mundial do Queijo foi promovido pela SertãoBras e Guilde Internationale des Fromagers, com apoio de diversos parceiros.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar