Português
15 DE MAIO DE 2024. POR THAÍS FERREIRA / FOTOS: ANDRÉ SANTOS

PNAT 2024: começou hoje (15) o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA)

PNAT 2024: começou hoje (15) o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA)
Teve início nesta quarta-feira (15), na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG), o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), edição 2024. Passados 21 dias de adaptação, agora começa o teste propriamente dito, que terá duração de 56 dias.

Neste ano o TDEA conta com a participação de 102 animais das raças zebuínas Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, oriundos de vários estados brasileiros, representando toda a qualidade genética dos animais avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).




“São 102 touros jovens, filhos de 71 diferentes pais, comprovando uma notável variabilidade genética entre os participantes do TDEA. Essa diversidade genética só tem a contribuir para a seleção dos rebanhos zebuínos brasileiros, comprovando que existe material genético a ser explorado dentro do universo conhecido dos rebanhos puros de origem - PO”, destaca o supervisor de provas zootécnicas, Paulo Ricardo Martins Lima.

O manejo final do TDEA acontece no mês de julho. “Com o término do teste de desempenho saberemos quais serão os animais classificados para a 17ª ExpoGenética, onde serão avaliados por técnicos e criadores na terceira fase do PNAT”, finaliza Paulo Ricardo. 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar