ABCZ e ACNT darão início a Prova de Ganho em Peso em Silvanópolis (TO), no próximo sábado (22)
A região de Silvanópolis (TO) será palco de mais uma Prova de Ganho em Peso (PGP) realizada e oficializada pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e ACNT (Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins). Com início no dia 22 de junho, a prova avaliará mais de 100 exemplares da raça Nelore, até o dia 12 de abril do próximo ano.
Com mais de 20 criadores participantes, a PGP será realizada na Fazenda Encontro da Natureza, comandada pelo pecuarista Celso Guelfi. Pelos próximos dez meses, as avaliações dos animais demonstrarão na prática o potencial da raça para a evolução da pecuária tocantinense.
Desta vez, a supervisão técnica da prova ficará a cargo do técnico de campo e consultor do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) no Escritório Técnico Regional (ETR) da ABCZ em Palmas (TO), José Neto.
“O intuito da prova é mostrar a qualidade do gado Nelore do estado do Tocantins, bem como o alto nível dos trabalhos realizados pelos criadores. A prova permite a visibilidade nacional, gerando interesse da genética tocantinense por parte das centrais de sêmen. Na edição anterior da prova, conseguimos três contratações, e as expectativas para esta nova prova são as melhores”, aponta José.
O objetivo das Provas de Ganho em Peso oficializadas pela ABCZ é identificar os exemplares com o melhor desempenho em características como ganho de peso, peso final ajustado e tipo. As avaliações são divididas em três modalidades: confinamento, a pasto e dupla aptidão.
Além de revelar os melhores animais para as características ligadas ao ganho de peso, a PGP também se consolida como uma importante ferramenta para o compartilhamento de técnicas de manejo, reprodução e nutrição, valorizando, ainda, o Nelore da região de Tocantins como uma excelente opção para o mercado de carne bovina.
“A competição não apenas destaca os avanços genéticos da raça, mas também impulsiona a indústria pecuária da região, fornecendo um cenário onde os criadores podem exibir seus melhores exemplares e compartilhar conhecimentos. Eventos como este são cruciais para promover a valorização da pecuária de qualidade e incentivar a busca constante por melhorias na criação de gado Nelore”, conclui a presidente da ACNT, Andréa Stival.