ABCZ na FestBerro 2024: pecuária zebuína ganha relevância em feira referência no semiárido cearense
Evento contou com julgamento das raças zebuínas Gir Leiteiro, Guzerá Leiteiro, Nelore, Nelore Pelagens e Sindi
A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) marcou presença na FestBerro 2024, feira agropecuária realizada na cidade de Tauá (CE), referência do setor na região de Inhamuns. A participação no evento, que incluiu julgamentos das raças zebuínas, contribuiu para a disseminação da zebuinocultura local.
A entidade foi representada na feira pelo membro do corpo de jurados da ABCZ, o Dr. Antônio Inácio Neto, que comemorou o sucesso de mais uma edição da FestBerro. Antônio já atuou como jurado na feira em dois outros anos. Em 2024, a programação da feira abrangeu julgamentos das raças Gir Leiteiro, Guzerá Leiteiro, Nelore, Nelore Pelagens e Sindi, além de raças taurinas, caprinos e ovinos.
“Trata-se de um evento com um potencial muito relevante, e acredito que a ABCZ deu uma forte contribuição. A expectativa é muito positiva – incluindo em relação a novas adesões ao quadro de associados. O crescimento e organização do evento chamaram muito a atenção. A FestBerro pode se tornar a maior feira agropecuária do Ceará”, avalia o jurado.
O conselheiro da ABCZ pelo estado do Ceará, José Kleber Calou Filho, também comemorou a participação da entidade no evento.
“É muito importante participarmos deste evento do agro cearense, que vem despontando no fomento do desenvolvimento socioeconômico e cultural das atividades do setor na região de Inhamuns. A presença da ABCZ fortalece a criação de Zebu e o melhoramento genético dos rebanhos locais”, comenta.
José Kleber acrescenta, ainda, que o ponto de apoio da associação na cidade do Crato (CE) também vem estimulando os pecuaristas a buscarem as ferramentas oferecidas pela ABCZ para o progresso genético das raças zebuínas no sertão.
O criador à frente do Guzerá do Sertão, de Tauá, Rodrigo Lima, foi um dos participantes da feira. Para ele, a FestBerro consolida a importância da pecuária zebuína em todo o Nordeste.
“É um evento de grande valia para nós, criadores do semiárido cearense. A participação do Zebu cresce a cada ano e cada vez mais pessoas estão convictas da sua importância na pecuária do nosso clima. Aproveito para parabenizar a prefeitura municipal pelo excelente evento”, finaliza o produtor.