Português
10 DE NOVEMBRO DE 2025. POR

ABCZ lamenta falecimento da Técnica de Registro Eliana de Rezende Ferreira

ABCZ lamenta falecimento da Técnica de Registro Eliana de Rezende Ferreira
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) comunica, com profundo pesar, o falecimento da Técnica de Registro e jurada efetiva da entidade, Eliana de Rezende Ferreira, ocorrido nesta segunda-feira (10).

Eliana dedicou quase quatro décadas de sua vida profissional à ABCZ, tornando-se um nome admirado por colegas, criadores e associados. Natural de Juiz de Fora (MG), formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Microbiologia e Virologia, abriu caminhos e se destacou como a primeira mulher a integrar o corpo técnico da ABCZ, marcando a história da entidade e do Zebu brasileiro.

Ao longo de sua trajetória, Eliana atuou diretamente nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e, há 13 anos, integrava a equipe do Escritório Técnico Regional da ABCZ em Belo Horizonte (MG). Com trabalho competente, sensível e incansável, levou orientação técnica, confiança e profissionalismo a milhares de criadores. Sempre dedicada e apaixonada pela lida, era conhecida por sua presença amiga, por seu compromisso com o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e por sua capacidade de orientar, esclarecer e incentivar o uso das ferramentas de melhoramento com seriedade e entusiasmo.

“Nossos sentimentos a toda a família. Eliana era muito querida”, lamentou o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Eliana também foi uma das primeiras mulheres a atuar como jurada em pista, participando de julgamentos importantes na ExpoZebu e contribuindo para uma trajetória marcada por inclusão, respeito e excelência técnica. Tinha profundo orgulho em vestir o uniforme da ABCZ e considerava seu trabalho um privilégio exercido com paixão.



Em 2018, durante a 11ª ExpoGenética, foi homenageada com o Mérito ABCZ Mulher, e em 2024, na 17ª ExpoGenética, recebeu homenagem do Museu do Zebu por seu papel essencial para o desenvolvimento da pecuária zebuína.

Eliana deixa o marido, Marco Antônio, e o enteado, Gubert.

A ABCZ solidariza-se com os familiares e amigos neste momento de profunda tristeza.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar