Em Brasília, ABCZ participa de audiência pública sobre o melhoramento genético do gado leiteiro
A ABCZ foi representada pelo Diretor de Pecuária Leiteira, Rodrigo Rezende Simões. A audiência contou com a presença de outros nomes importantes do setor, entre eles: Bruno Meirelles Leite, coordenador-geral de Produção Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Vanderley Ziger, secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Marcos Vinícius Barbosa da Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, e Domício Silva, Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Também participaram representantes da ABS, da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e produtores rurais.

“Quero agradecer o convite e a oportunidade de participar deste debate. É muito positivo ver tantos atores importantes envolvidos nesse processo, não apenas no avanço do melhoramento genético, mas também na garantia da continuidade e da efetividade desse trabalho”, apontou Rodrigo Simões.
Entre os principais pontos discutidos, destaque para a necessidade de ampliar o acesso dos pequenos produtores às tecnologias de reprodução e melhoramento genético, como a transferência de embriões, considerada uma das ferramentas mais eficientes para acelerar o ganho genético dos rebanhos leiteiros.
“Essa audiência pública nos oferece uma oportunidade valiosa. Nós, que somos verdadeiros apaixonados pela pecuária leiteira, podemos promover aqui uma discussão produtiva em um momento extremamente delicado. A cadeia do leite enfrenta grandes desafios, e eles são ainda mais severos para o pequeno produtor.”
“Não é a primeira vez que alertamos o governo federal sobre a necessidade de ações emergenciais, seguidas de medidas estruturantes, para manter o produtor de leite vivo e ativo. A dificuldade é imensa e sabemos que muitos fatores influenciam essa permanência. Entre eles, a melhoria genética tem papel central, especialmente com o avanço de novas tecnologias que podem transformar a realidade do campo”, afirmou o deputado Rafael Simões na abertura do encontro.