Melhoramento genético é destaque durante visita técnica da ABCZ à Fazenda Nova Piratininga
Nesta semana, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) realizou uma visita técnica à Fazenda Nova Piratininga, em São Miguel do Araguaia (GO). Além de uma troca de experiências valiosa, a ação abriu oportunidades para uma parceria de sucesso no melhoramento genético do rebanho do grupo.
Estiveram presentes no criatório o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, o Diretor Romildo Antônio da Costa, o Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, a Técnica de Registro Vanessa Barbosa e o Consultor Técnico do PMGZ, o professor Ricardo Brumatti.
.jpeg)
No decorrer da visita, a equipe da ABCZ apresentou os produtos e serviços desenvolvidos pela entidade, esclarecendo as contribuições que os programas da associação podem ter nos rebanhos zebuínos.
“Através dos nossos serviços, verticalizamos a genética em toda a cadeia produtiva da carne bovina com o PMGZ Corte, PMGZ Comercial e, mais recentemente, com o PMGZ Carne. Visitar in loco o projeto faz parte do planejamento de uma sólida parceria”, destaca Ricardo Abreu.
Para o Diretor Geral da Fazenda Nova Piratininga, Cleiton Custódio, os programas da ABCZ têm muito a acrescentar à estratégia de evolução do rebanho.
.jpeg)
“Vamos avançar juntos para entender os pontos em que podemos melhorar, por meio do PMGZ. Temos como mantra que a genética é a base de tudo – por isso, com certeza estes programas vão agregar muito”, diz.
O grupo Nova Piratininga soma 202 mil hectares nos estados de Tocantins e Goiás. Com um rebanho que ultrapassa as 106 mil cabeças, o criatório executa o ciclo completo na pecuária.
“A Fazenda Nova Piratininga é um exemplo de gestão, unindo inovação, técnica e engajamento das equipes. Foi um momento de grande aprendizado e troca de conhecimento, em que pudemos discutir estratégias voltadas à produtividade, alinhamento de tecnologias e otimização dos processos”, avalia Vanessa Barbosa.