ABCZ integra debate sobre a pecuária sustentável na COP 30
A programação reuniu instituições, pesquisadores e representantes do setor produtivo para debater os desafios e as contribuições da pecuária brasileira em direção a sistemas mais eficientes, de baixo carbono e alinhados às demandas globais de sustentabilidade.

Encontro com o ministro Carlos Fávaro durante evento no Pavilhão AgroBrasil
Em parceria com a ABCZ, o pesquisador do Cepea/Esalq-USP, Thiago Bernardino, participou do painel “Estratégias para o aumento da produtividade e redução das emissões de gases de efeito estufa na bovinocultura”. Representando a entidade, ele apresentou a palestra “O uso da genética como ferramenta de sustentabilidade ambiental, social e econômica”.
“Discutimos a evolução da pecuária brasileira nos últimos anos, sempre com foco na genética zebuína, e apresentamos resultados que mostram ganhos econômicos, produtivos e sociais, além da redução de quase 30% nas emissões de metano. Foi um momento importante para o pecuarista e para toda a cadeia pecuária, mostrando as tecnologias disponíveis em genética, nutrição e sanidade, todas voltadas ao aumento de produtividade”, destacou.
.jpeg)
A ABCZ também está representada na COP 30 pela Vice-Presidente Ana Claudia Mendes Souza e pelo Gerente do Departamento Internacional, Juan Lebrón, que comentou sobre a participação da entidade no evento. “A mesa é o ponto comum para o diálogo e a alimentação. Estamos presentes para dialogar e seguir colocando alimentos sustentáveis na mesa”, afirmou.