Português
01 DE DEZEMBRO DE 2025. POR THAÍS FERREIRA

Em Brasília, ABCZ participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas

Em Brasília, ABCZ participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) participou, na última semana, do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília (DF).

A abertura oficial contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, da Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá, e do Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo e ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Durante o discurso, o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou o trabalho desenvolvido pela ABCZ, citando a entidade como uma referência na promoção internacional do agronegócio brasileiro.

Com o tema “Parcerias que vão Além”, o encontro reuniu 54 adidos agrícolas, sendo 40 em missão e 14 recém-designados, além das equipes dos Escritórios da ApexBrasil em Bogotá, Miami, Bruxelas, Moscou, Dubai, Lisboa e Pequim. A programação incluiu debates, painéis regionais, alinhamentos estratégicos e diálogos com representantes dos setores produtivos.

Um dos pontos altos foi a realização de reuniões individuais entre entidades do setor privado, adidos agrícolas e as equipes da ApexBrasil, abordando temas como abertura e melhoria de acesso a mercados, parcerias estratégicas e promoção comercial.

A ABCZ foi representada pelo Gerente do Departamento Internacional, Juan Lebrón, pela Supervisora de Relações Internacionais, Raquel Dal Secco Borges, e pela Consultora do Brazilian Cattle, Izabelle Jardim.

Segundo Juan, os encontros fortalecem diretamente as ações do Brazilian Cattle, projeto setorial desenvolvido pela entidade em parceria com a ApexBrasil.


“Nos reunimos em privado com 18 adidos dos países de interesse para o Brazilian Cattle. Essas reuniões são essenciais para alinharmos, junto aos adidos, nossas ações de promoção nos países-alvo, além de tratarmos da abertura de mercado para material genético e todas as soluções que compõem as empresas participantes do projeto”, explicou.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar