ABCZ realiza treinamento sobre o Pró-Genética Online para coordenadores da Emater-MG
O convênio tem como objetivo fortalecer a plataforma digital da ABCZ, que facilita o acesso dos produtores rurais a animais com genética superior. A parceria prevê a capacitação dos técnicos de campo da Emater-MG, que atuarão como multiplicadores do conhecimento sobre genética melhoradora e como agentes de negócio do Pró-Genética Online.
.jpeg)
A capacitação foi conduzida pelo Gerente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebrón, e pelo Supervisor de Provas Zootécnicas, Mauro Bueno da Fonseca. O encontro também contou com a presença do Gerente Regional da Emater-MG, Diego Rezende, do Coordenador Técnico Estadual de Bovinocultura da Emater-MG, Nauto Martins, do Diretor Técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes e de demais coordenadores da Emater-MG, que acompanharam o treinamento.
“O papel deles é multiplicar esse conteúdo para os técnicos de campo. Este é o primeiro de uma série de treinamentos que devem acontecer nos próximos meses. A tendência é que realizemos outros, provavelmente em Uberaba, já no início do ano. A proposta central é preparar os técnicos da Emater para atuarem como agentes de negócio dos animais ofertados na plataforma. Ou seja, oferecer a eles conhecimento sólido sobre a importância do uso de genética melhoradora, para que possam orientar e convencer os produtores sobre a necessidade de incorporar genética de qualidade aos seus rebanhos”, destacou Juan.
.jpeg)
O acordo assinado entre ABCZ e Emater-MG estabelece que os técnicos da instituição passem a atuar também no apoio comercial do Pró-Genética Online. Pelo modelo, a Emater-MG receberá uma remuneração proporcional às vendas realizadas por meio de seus técnicos, com o percentual destinado ao fortalecimento de projetos internos.
Na ocasião da assinatura, o Diretor-Presidente da Emater-MG, Otávio Martins Maia, ressaltou a importância da parceria e o potencial de expansão do trabalho conjunto.
“A Emater está presente em 820 municípios, atende 350 mil produtores rurais todos os anos e leva sua capilaridade, esse ativo que é a confiança junto ao produtor, a favor de apresentar oportunidades de melhoramento genético. Estamos muito felizes em fortalecer uma parceria histórica que temos com a ABCZ”, afirmou.
Juan destaca que o foco da iniciativa é ampliar o acesso ao conhecimento técnico. “O importante é que o produtor adote a tecnologia da genética a partir do entendimento do seu valor, e que os animais, como touros e matrizes, sejam ferramentas para alcançar esse objetivo”, completa.