Português
15 DE DEZEMBRO DE 2025. POR ÉRIKA MACHADO

ABCZ disponibiliza novo relatório de médias das avaliações genéticas do rebanho ativo do PMGZ

ABCZ disponibiliza novo relatório de médias das avaliações genéticas do rebanho ativo do PMGZ
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) disponibilizou um novo relatório de médias das avaliações genéticas do rebanho ativo do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). O documento já está disponível no site da entidade e reúne, em um único material, o levantamento genético do rebanho, apresentando às médias das características de crescimento, carcaça, reprodução, características morfológicas e maternas. 

"Nesse relatório, além de trazer as informações principais do criador, ele traz um resumo quantitativo do rebanho e o percentual de endogamia distribuído entre matrizes ativas, novilhas, bezerras e machos jovens", explica Mariane Almeida, Supervisora do Software Produz.

As tabelas de médias das características, separadas entre as que compõem o índice ABCZ e as que não fazem parte do índice, auxiliam o criador a compreender o nível genético do rebanho. Essas tabelas, divididas por faixa etária, apresentam para cada característica a DEP (Diferença Esperada na Progênie), a diferença em relação à média nacional, a DECA e o percentual. 

"O relatório facilita a verificação se o criatório está acima ou abaixo da média nacional, organizando informações de características como peso à desmama, peso na fase materna, precocidade, acabamento de carcaça, idade ao primeiro parto, entre outros", complementa Mariane.

Com esses dados, o criador passa a ter uma base objetiva para planejar a seleção nas próximas gerações.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar