Português
16 DE DEZEMBRO DE 2025. POR BRENO CORDEIRO

Em audiência com o Mapa, ABCZ defende não obrigatoriedade da rastreabilidade bovina

Em audiência com o Mapa, ABCZ defende não obrigatoriedade da rastreabilidade bovina
Associação protocolou ofício com proposta de colaboração com o ministério na administração do banco de dados do futuro sistema nacional de rastreabilidade e argumentou pela adesão voluntária dos criadores ao projeto

Durante agenda extensa em Brasília (DF), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) participou de uma audiência com o Diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcelo de Andrade Mota, para protocolar um ofício em defesa da não obrigatoriedade da rastreabilidade bovina.

O ofício argumenta que a adesão do produtor rural ao sistema de rastreabilidade nacional em estudo pelo ministério deve ser voluntária e propõe a colaboração entre a ABCZ e o Mapa na administração e gerenciamento do banco de dados que integrará o projeto.

“A rastreabilidade é muito importante para o acesso da nossa carne aos mercados externos, desde que o pecuarista seja remunerado por isso. Para chegarmos a um rebanho 100% rastreado, temos antes que garantir, com políticas públicas eficazes, o acesso a melhorias dos sistemas de produção a todos os pecuaristas do país”, explica o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, que entregou o documento a Marcelo Mota.

Além de Gabriel, a comitiva da ABCZ foi composta pelo Gerente do Departamento Internacional, Juan Lebrón; a Consultora do projeto setorial Brazilian Cattle, promovido pela ABCZ em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Izabelle Jardim; e o Conselheiro Técnico e Jurado da associação, Carlos Alberto de Souza Celestino.

O Presidente da ABCZ apontou, ainda, o papel fundamental da genética como peça-chave da instituição da rastreabilidade no Brasil. “Com condições plenas para produzir carne e leite de qualidade e com sustentabilidade, a justa valorização da produção se torna uma consequência natural, permitindo ao produtor evoluir para o próximo passo: a rastreabilidade", conclui.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar