Pecuária zebuína perde Udelson Nunes Franco
Conhecido por sua forte atuação na seleção das raças Nelore e Nelore Mocho, com propriedades em Minas Gerais e no Pará, Udelson atuou como conselheiro da ABCZ em diversas gestões e era associado à entidade desde 1971.
“Conheço o Sr. Udelson desde os anos 1980, quando o encontrei em uma reunião da União Democrática Ruralista (UDR), durante a Exposição de Goiânia. Desde então, acompanhei sua trajetória como um dos fundadores desse movimento e pioneiro na região de Redenção, no Pará. Tive a honra de assessorá-lo geneticamente no criatório de Nelore Mocho, cuja seleção Angico se destacou em campeonatos e influenciou diversos rebanhos”, ressalta o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.
“Seu plantel é um dos pilares da raça, com genética presente em animais de destaque. Também foi uma liderança atuante na ABCZ, sendo homenageado com o Mérito ABCZ em 2014. Udelson sempre foi um exemplo de dedicação à pecuária, à família e à sucessão no agronegócio”, completa.
No ano passado, a rica e notável trajetória de Udelson foi imortalizada no livro “De Minas para o Mundo”, lançado em julho, em Campina Verde (MG). A obra, escrita pela jornalista Célia Rocha, destaca a história de um dos selecionadores mais atuantes na valorização do Zebu em todo o Brasil.

Homenagem prestada ao sr. Udelson, em julho de 2025, durante o lançamento do livro "De Minas Para o Mundo", com presença da diretora da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza
Udelson deixa a esposa, Edma Kaial Franco, com quem foi casado por 62 anos. Seu filho, Adelino Junqueira Franco Neto, é atual conselheiro da ABCZ pelo estado do Pará.
Outras entidades ligadas à zebuinocultura também manifestaram pesar pela perda, incluindo o presidente da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), Victor Miranda.
“Udelson sempre foi um apaixonado pela pecuária e, em especial, pelo Nelore. A Angico tem uma história fantástica de seis décadas, construída especialmente graças ao seu trabalho incansável. Todos os que tiveram o prazer de conviver com ele reconhecem sua paixão e contribuição para a contínua evolução da nossa raça. Nossos profundos sentimentos à família Franco”, afirmou Victor.
A ABCZ solidariza-se com a família e os amigos neste momento de luto.

O sr. Udelson com o presidente da ACNB, Victor Miranda, e amigos criadores, durante o leilão Conexão Brasil-Bolívia, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG)