Português
20 DE JANEIRO DE 2026. POR ASCOM ABCZ

ABCZ recebe comitiva da Tanzânia e avança em parceria internacional

ABCZ recebe comitiva da Tanzânia e avança em parceria internacional
Uma comitiva oficial, liderada pelo embaixador da Tanzânia no Brasil, John Stephen Simbachawene, visitou o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), com uma pauta estratégica: fortalecer os laços comerciais e de cooperação com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), após a recente liberação, pelo Governo Federal, do intercâmbio de diversos produtos agropecuários entre Brasil e Tanzânia.

“Estamos muito satisfeitos com o acordo que permite a importação de material genético e de gado vivo do Brasil para a Tanzânia. O Brasil é reconhecido mundialmente por seu avanço na produção pecuária, e essa parceria deve contribuir significativamente para o aumento da nossa produção, tanto em qualidade quanto em quantidade”, destaca o embaixador.

Em novembro do ano passado, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) concluiu as negociações sanitárias que agora permitem ao Brasil exportar para a Tanzânia bovinos vivos para reprodução e material genético, abrindo um novo capítulo nas relações comerciais entre os dois países.

Com uma população que ultrapassa 68 milhões de habitantes, a Tanzânia é considerada um mercado estratégico para a expansão do agro brasileiro, reunindo escala, demanda crescente e oportunidades de negócios. “Incentivamos produtores rurais e empresários brasileiros a ampliarem suas exportações, pois há grande interesse da Tanzânia na importação de material genético e de animais vivos provenientes do Brasil”, complementa Simbachawene.

Para que essa abertura de mercado se concretize, é fundamental um trabalho conjunto entre empresários dos dois países, aliado ao esforço diplomático. A ABCZ, por meio do projeto Brazilian Cattle, atua nessas duas frentes.

“Há algum tempo, temos trabalhado para viabilizar a abertura desse mercado, em diálogo com os ministérios e com o apoio das visitas da embaixada à ExpoZebu. No ano passado, recebemos uma missão técnica para inspeção de centros de coleta de sêmen, produção de embriões e fazendas, além de esclarecimentos sobre questões sanitárias. Todo esse processo culminou na abertura do mercado em novembro, o que nos deixa muito satisfeitos e preparados para avançar nos negócios”, explica a supervisora do Departamento Internacional da ABCZ, Raquel Dal Secco Borges.

Segundo ela, a agenda de cooperação segue avançando. “Já estamos organizando uma nova missão com representantes da Tanzânia e de países vizinhos, como Quênia, Ruanda e Etiópia, que virão à ExpoZebu. Essa programação inclui visitas técnicas e contato direto com empresas e fazendas brasileiras, com foco na efetivação de negócios, além de estar alinhada à missão do Brazilian Cattle para a África, prevista para o final de junho e início de julho”, completa.

Neste momento do processo, a ABCZ assume um papel central ao representar o Brasil como fornecedor de genética e expertise em produção bovina. “A partir de agora, com a equipe que temos na ABCZ e com o grande interesse demonstrado pela Tanzânia, vamos trabalhar para construir um bom resultado para todos. Esse tem sido o caminho das parcerias internacionais da entidade, que vêm gerando resultados positivos tanto para os criadores brasileiros quanto para os criadores dos países parceiros”, afirma o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar