Primeiros animais inseridos no Programa Uberaba Mais Genética são inseminados
Anteriormente, no dia 14 deste mês, técnicos da pasta e dos parceiros do Programa fizeram avaliações clínicas e reprodutivas na propriedade, e selecionaram 10 vacas de um rebanho de 33 animais que receberam hormônios para sincronizar o cio e a ovulação, possibilitando a inseminação.
Mauricio conta que optou pelo sêmen de holandês 5/8, com a expectativa de ter, num tempo curto, vacas produtivas, além de melhorar a renda na propriedade. Todo processo foi acompanhado de perto pelo secretário do Agronegócio e o adjunto, respectivamente, Luís Renato Tiveron e Rafael Guaritá, bem como de técnicos da pasta e representantes dos parceiros.
O Programa Uberaba Mais Genética configura um novo marco no melhoramento genético bovino para pequenos e médios produtores do município, sendo que até o momento, cerca de 20 já estão cadastrados. Até o momento, o programa já dispõe de 1.500 doses de sêmens doados pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, além do deputado federal e vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, Emidinho Madeira.
Também são parceiros do programa, o Sindicato Rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e a Alta Genetics do Brasil. O produtor interessado em participar do Mais Genética deve procurar a Sagri para se cadastrar e agendar visita técnica à propriedade.
“O programa trará muitos impactos positivos para a pecuária local, especialmente no aumento da eficiência produtiva e de qualidade genética dos rebanhos, e a melhoria das condições técnicas e econômicas dos pequenos e médios produtores envolvidos”, disse Tiveron.
O programa também tem o apoio do vereador e presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz da Farmácia.
Secretaria Especial de Comunicação – 26/01/2026