Português
28 DE JANEIRO DE 2026. POR THAÍS FERREIRA

Lideranças da pecuária leiteira discutem fim do uso de nomenclaturas lácteas em produtos vegetais

Lideranças da pecuária leiteira discutem fim do uso de nomenclaturas lácteas em produtos vegetais
O uso de nomenclaturas tradicionalmente associadas a produtos lácteos em itens de origem vegetal esteve em pauta nesta terça-feira (27), durante a 25ª Reunião Extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizada de forma online. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) participou do encontro, representada pelo gerente de Melhoramento Genético do Leite, Rafael Vizoná.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite, Ronei Volpi. Ao final das discussões, o colegiado chegou a um consenso sobre a relevância e a pertinência da aprovação do Projeto de Lei nº 10.556/2018, de autoria da senadora Tereza Cristina (PP/MS), que proíbe o uso de termos tradicionalmente associados a produtos lácteos em produtos de origem vegetal.

A proposta legislativa também prevê a vedação do uso de alegações relacionadas à saudabilidade e/ou sustentabilidade por produtos vegetais, quando tais atributos não forem devidamente comprovados ou não estiverem previstos em regulamentações específicas.

O debate é fundamental para garantir segurança e valorização ao setor produtivo. “Para os criadores de Zebu Leiteiro, que buscam continuamente um diferencial de qualidade no produto final, esse debate é essencial, pois protege o valor do leite e reconhece o esforço técnico que sustenta toda a cadeia produtiva”, destacou Rafael Vizoná.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar