Português
28 DE JANEIRO DE 2026. POR KELLE MONIK

Painel de criadores abre 23º Congresso Nacional dos Leiloeiros Rurais com troca de experiências e diálogo próximo

Painel de criadores abre 23º Congresso Nacional dos Leiloeiros Rurais com troca de experiências e diálogo próximo
O primeiro dia do 23º Congresso Nacional dos Leiloeiros Rurais, promovido pelo Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais (SNLR) e realizado na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), foi marcado por uma conversa franca e com a plateia próxima dos debatedores. O painel de criadores, que abriu a programação, apostou na troca de experiências reais, valorizando histórias de vida e vivência no campo.

“Eu gosto de contar histórias, porque acho que, sem poesia, nada é bom. Gosto muito do que faço e, como já faço isso há muito tempo, espero continuar por muitos anos. É um prazer estar em um grupo como esse, reencontrando amigos, pessoas que comungam das mesmas ideias”, comentou o pecuarista José Luiz Niemeyer.



Dividiram a mesa três nomes de destaque da pecuária: José Luiz Niemeyer, Luiz Cláudio Paranhos e Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. O formato mais intimista estimulou a participação do público, com perguntas e debates sobre formas de pagamento, sistema financeiro e a valorização da pecuária.

“Os antigos já diziam que é um negócio de três Rs: raça, ração e relacionamento. O leilão é um momento espetacular para mostrar o seu trabalho. Quando ele é bem avaliado, torna-se uma grande oportunidade de valorização e também de receber amigos, fortalecer vínculos e criar relacionamento”, destacou o pecuarista Luiz Cláudio Paranhos.

Mais do que um espaço de venda, o leilão carrega um rito próprio. Tem linguagem, ritmo e alcance que vão muito além das relações comerciais. É, também, um patrimônio cultural do campo. “Eles realizam um trabalho de grande importância e responsabilidade. Hoje, grande parte do comércio das raças zebuínas passa pelas mãos desses profissionais”, ressaltou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Especialistas em compra, venda, especificação e marketing rural, os leiloeiros também são protagonistas na valorização da pecuária. “Existe ainda uma responsabilidade enorme de levar conhecimento por meio da apresentação dos animais. Essas informações chegam a um número muito grande de criadores e técnicos, não só no Brasil, mas também fora dele”, completou Arnaldo Manuel.

Entre histórias, palestras e debates, o primeiro dia do Congresso mostrou que o leilão segue vivo, atualizado e construído de forma coletiva. “A ideia desses congressos é preparar bem o setor para o que está acontecendo e para o que vem pela frente. A genética, como vimos na palestra do Josahkian, deixa todo mundo mais afiado para prestar um bom trabalho ao longo do ano e orientar os criadores. Essa troca é fundamental para que todos façam, sempre que possível, os melhores negócios”, destacou o presidente do SNLR, Lourenço Campo.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar