Português
12 DE FEVEREIRO DE 2026. POR RAIANE DUARTE - ASCOM FAZU

Integração e networking: Fazu leva mais de 100 calouros para conhecer a ABCZ

Integração e networking: Fazu leva mais de 100 calouros para conhecer a ABCZ
Nesta quarta-feira (12), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu uma visita técnica à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), proporcionando aos alunos do primeiro período diurno dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária uma imersão no Parque Fernando Costa, sede da entidade.

A atividade reforça a integração entre as instituições e amplia as oportunidades de networking e vivência prática logo no início da trajetória acadêmica. Os estudantes foram acompanhados pelo diretor da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, pelos coordenadores de curso Arthur Alves (Zootecnia), Alex de Queiroz (Agronomia) e Thiago Braga (Medicina Veterinária), além do professor e gerente de Marketing da Fazu, Gustavo Rodrigues.

O grupo, composto por 110 alunos, foi recepcionado pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. Na sala de reuniões da presidência, ele apresentou a história da instituição, destacou o painel de ex-presidentes e falou sobre as raças zebuínas registradas pela ABCZ. O presidente também ressaltou os laços da entidade com instituições internacionais, como a Asociación Boliviana de Criadores de Cebú, parceria que contribui efetivamente para o ingresso de estudantes na Fazu.

O diretor da Fazu e também diretor da ABCZ, José Olavo Borges Mendes Júnior, reforçou a relevância da iniciativa. “Para nós, é de suma importância fortalecer essa união entre a ABCZ e a Fazu. Muitos alunos já conhecem a ABCZ, mas nunca tiveram essa experiência com a chancela da Fazu. Aqui será o ponto de partida para várias oportunidades ao longo da vida acadêmica. Esperamos que seja o início de outras ações. Esse é um dos grandes diferenciais da Fazu, algo realmente incomparável”, afirmou.

Na sequência, os alunos participaram de uma aula no Salão Nobre com o superintendente técnico da ABCZ e professor da Fazu, Antônio Josakian, que abordou temas como melhoramento genético e registro genealógico, conectando teoria e prática à realidade do setor.

Em seguida, as representantes do Departamento de Relações Internacionais, Cintia Dutra e Gionava Bianchi, apresentaram as iniciativas de internacionalização da associação, que também fortalecem a atração de estudantes estrangeiros para a Fazu. O Museu do Zebu foi apresentado pela administrativa do espaço, Maria Goretti, e pelas colaboradoras da ABCZ e alunas da Fazu, Daniely Silva e Raffaela Felipe, evidenciando a integração entre formação acadêmica e atuação profissional.

O tour pelo parque foi conduzido pelo gerente de Qualidade, Leonardo Evaristo, e pelo gerente de Operações, Franco Geovani. No Museu do Zebu, os alunos foram conduzidos por Daniely e Raffaela, aprofundando o contato com a história e a importância do zebu para a pecuária nacional.

A caloura de Agronomia, Eloá Scandiuzzi, destacou a receptividade da equipe. “Gostei muito da atenção que os profissionais tiveram conosco. Explicaram muito bem tanto a teoria quanto a prática, e pudemos vivenciar aquilo que pretendemos exercer na profissão. Também falaram bastante sobre estágio, o que me interessou muito”, afirmou.

Para o aluno de Medicina Veterinária, Mateus Papini, conhecer a história da instituição foi um dos pontos altos da visita. “Com certeza, a parte das palestras e da história. Contaram como tudo começou, desde o início, incluindo a parte do Museu”, comentou.

Já a estudante de Zootecnia, Antonella Crespo, ressaltou a importância da integração internacional. “Pessoalmente, o que mais achei interessante foi a história dos fundadores e como, pouco a pouco, foram associando outros países, como o meu, a Bolívia”, destacou.

Internacionalização. Atualmente, os estudantes estrangeiros representam mais de 10% do corpo discente da Fazu. Reconhecida pela excelência no ensino, a instituição atrai alunos de diversos países, como Bolívia, México, Equador, Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, Panamá, Peru e Estados Unidos.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar