Português
18 DE FEVEREIRO DE 2026. POR KELLE MONIK

Morre José Amauri Dimarzio, associado da ABCZ e ex-ministro da Agricultura

Morre José Amauri Dimarzio, associado da ABCZ e ex-ministro da Agricultura
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) comunica, com pesar, o falecimento do engenheiro agrônomo José Amauri Dimarzio, aos 81 anos. Associado da entidade, Dimarzio foi presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), secretário executivo e ministro interino do Ministério da Agricultura e Pecuária, com atuação destacada na gestão pública federal.

“Dr. Amauri fez muito pela ACBB, pelo Brahman e deixa também um grande legado para o agro brasileiro. Para mim, foi um privilégio conviver e aprender com ele”, declarou o presidente da ACBB Gustavo Rodrigues.

Formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Dimarzio presidiu a ACBB entre 2008 e 2010. Na administração pública, atuou entre 2002 e 2004. Ao longo da carreira, integrou conselhos e órgãos ligados ao setor agropecuário, como Embrapa, Conselho Nacional de Política Agrícola, Conab, Ceagesp, Ceasa e Instituto Agronômico de Campinas. Publicou a obra “50 anos da Agricultura Tradicional ao Agronegócio”, em 2017.

​​​​​​​Associado da ABCZ desde 2004, manteve vínculo com a entidade e com as discussões técnicas voltadas ao desenvolvimento da pecuária zebuína. “Todos os que tiveram o prazer de conviver com ele reconhecem sua paixão e presença ativa para a evolução do nosso Zebu. Nossos profundos sentimentos”, declarou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

A ABCZ se solidariza com familiares e amigos neste momento.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar