Português
26 DE MARÇO DE 2026. POR ASCOM ABCZ

Com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Grupo Coordenador do Pró-Genética - MG se reúne na ABCZ e destaca o crescimento do programa

Com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Grupo Coordenador do Pró-Genética - MG se reúne na ABCZ e destaca o crescimento do programa
O Grupo Coordenador do Pró-Genética - MG se reuniu nesta semana no auditório do Museu do Zebu, em Uberaba (MG), para alinhar estratégias e apresentar os resultados mais recentes do programa. O encontro contou com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Secretaria de Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Seapa), Emater-MG, Epamig, Faemg, além da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando , e do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes.

Durante o encontro, foram apresentados indicadores como número de municípios participantes, volume de feiras realizadas e leilões chancelados e volume de animais comercializados . Os dados demonstram a expansão do programa e seu fortalecimento como ferramenta de desenvolvimento da pecuária mineira.

“A genética é um dos principais pilares para o desenvolvimento da pecuária de leite e de corte em Minas Gerais. Essa parceria entre as instituições tem nos colocado em uma posição diferenciada quando falamos de um programa dessa natureza”, destacou o secretário Thales Fernandes.

Parceira da ABCZ desde a primeira edição do Pro-Genética, a Emater-MG desempenha papel estratégico ao conectar a genética melhorada aos produtores rurais, especialmente os pequenos e médios. Atualmente, a entidade está presente em 820 dos 853 municípios mineiros.

“Grande parte da evolução genética do rebanho mineiro está diretamente ligada ao Pro-Genética. A capilaridade da Emater permite que essa tecnologia chegue de forma efetiva ao produtor”, afirmou Nauto Martins, coordenador técnico estadual em Bovinocultura da Emater.

Para a ABCZ, o programa vai além do melhoramento genético e se consolida também como uma política de inclusão social. Criado em 2006, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, o Pro-Genética amplia o acesso de pequenos produtores a animais geneticamente superiores.

“O programa tem um papel social importante. Ao acessar genética de qualidade, o produtor consegue melhorar seus índices produtivos, desmamar animais mais pesados e obter fêmeas mais produtivas e precoces, o que impacta diretamente na sua renda e qualidade de vida”, explicou Mauro Bueno, gerente do Departamento de Programas Técnicos e Fomento da ABCZ.

Em um estado que reúne diferentes realidades produtivas, a proposta é ampliar o alcance do programa e consolidá-lo como uma política pública replicável em todo o país.

“Minas Gerais é uma síntese do Brasil. Com a capilaridade dos sindicatos rurais, a atuação da Emater e a expertise da ABCZ em genética, temos um cenário ideal para que o produtor colha resultados na ponta e para que possamos avançar continuamente na melhoria do nosso rebanho e da pecuária nacional”, concluiu Thales Fernandes.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar