Português
30 DE JUNHO DE 2026. POR BRENO CORDEIRO

Conexão Mulheres do Agro promove capacitação em segurança e primeiros socorros na ABCZ

Conexão Mulheres do Agro promove capacitação em segurança e primeiros socorros na ABCZ
O Salão Nobre da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu, nesta terça-feira (30), o evento Conexão Mulheres do Agro, iniciativa promovida pela ABCZ Mulher voltada ao fortalecimento da capacitação e do protagonismo feminino no meio rural. O encontro reuniu funcionárias da ABCZ e integrantes do grupo Comadres do Agro, formado por produtoras rurais de Uberaba e região, para uma tarde de orientações sobre prevenção, segurança e atendimento a emergências no campo.

A programação contou com palestras ministradas por representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Polícia Militar de Minas Gerais, abordando situações que podem ocorrer no ambiente rural e exigem respostas rápidas e adequadas, especialmente em propriedades mais distantes dos centros urbanos e dos serviços de emergência.

Durante a primeira etapa do evento, as sargentos Ana Paula e Patrícia, do Corpo de Bombeiros Militar, apresentaram orientações sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes, abordando temas como engasgo, parada cardiorrespiratória, desmaios, crises de hipoglicemia, fraturas, hemorragias, acidentes com animais peçonhentos e combate a incêndios em vegetação.



A presidente da ABCZ Mulher e do Zebu do Bem, além de integrante do grupo Comadres do Agro, Iara Marquez destacou a importância de preparar as mulheres do campo para lidar com situações emergenciais.

"Pensamos em uma programação voltada para situações que podem acontecer no dia a dia das propriedades rurais, como acidentes e incêndios, especialmente neste período de seca, quando as fazendas ficam mais vulneráveis. O objetivo é oferecer orientações práticas para que as mulheres saibam como agir enquanto o atendimento especializado não chega", explicou.

​​​​​​​Iara ressaltou, ainda, que a programação foi planejada para esclarecer dúvidas frequentes enfrentadas pelas produtoras rurais.

"Também convidamos a Polícia Militar para orientar sobre situações relacionadas à segurança e à proteção da mulher no ambiente rural, como casos de violência doméstica ou outras ocorrências em que muitas vezes surgem dúvidas sobre qual órgão deve ser acionado", acrescentou.

​​​​​​​Segundo a sargento Ana Paula, a definição dos temas abordados partiu das demandas apresentadas pelas próprias produtoras rurais.

"Em um encontro anterior com as Comadres do Agro, falamos sobre incêndios florestais, mas surgiram muitas dúvidas sobre outras ocorrências que podem acontecer nas fazendas, como hemorragias, acidentes com animais peçonhentos, desmaios e outras emergências. Por isso, ampliamos a abordagem nesta oportunidade", destacou.

​​​​​​​

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar