Português
06 DE JULHO DE 2026. POR ABCZ

ABCZ lamenta o falecimento de José Afonso Bicalho Beltrão da Silva

ABCZ lamenta o falecimento de José Afonso Bicalho Beltrão da Silva
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Afonso Bicalho Beltrão da Silva, ocorrido na tarde desta segunda-feira (6), aos 77 anos.

Tradicional criador das raças Gir Leiteiro e Girolando, José Afonso deixa um legado para a pecuária leiteira nacional. Desde 1995, esteve à frente da Seleção 2B, em Ferros (MG), onde investiu continuamente no melhoramento genético dos rebanhos e contribuiu para o desenvolvimento das duas raças.

Na ABCZ, foi membro do Conselho Consultivo. Também presidiu a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) entre 2013 e 2016, período em que atuou em prol do fortalecimento da raça.

Economista, com PhD em Economia pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, José Afonso também teve destacada atuação na administração pública. Foi secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais, presidente do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge) e do Banco Credireal. Ao longo de sua carreira, também atuou na Fundação João Pinheiro e como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O velório será realizado nesta terça-feira (7), das 13h às 16h, no Memorial Grupo Zelo, localizado na Avenida do Contorno, nº 8.657, bairro Gutierrez, em Belo Horizonte (MG). A cerimônia de cremação está marcada para as 17h, no Cemitério Parque da Colina.

A ABCZ solidariza-se com a família e os amigos neste momento de luto.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar