Português
Imagem de capa

Pré-selecionados Pnat

Prezado(a) Criador(a),

A ABCZ, por meio do PMGZ Corte, disponibilizou a lista dos animais candidatos ao Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens - PNAT 2024.

A lista está sendo divulgada agora tendo como referência a Avaliação Genética 2023-4. O objetivo é proporcionar tempo hábil para que os criadores possam agendar uma visita técnica com o objetivo de definir quem serão, entre os animais candidatos, aqueles que poderão participar do PNAT 2024. Para todas as raças, os animais que atenderem aos filtros serão obrigatoriamente avaliados previamente em suas propriedades de origem por técnicos credenciados da ABCZ, quando deverão ser submetidos à avaliação de tipo EPMURAS, com a classificação “EXCELENTE” ou “MUITO BOM”. É recomendável, também, que os touros sejam submetidos à exame andrológico.

Os animais aprovados deverão ser encaminhados para o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar, a ser realizado em Uberaba (MG). O Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar será conduzido de acordo com as normas contidas no Manual de Procedimentos de Mensuração de Consumo Individual de Alimento em Bovinos de Corte.

Cada criador poderá inscrever até cinco animais, por raça, de sua propriedade, sendo que, após o encerramento das inscrições, em havendo vagas remanescentes, os criadores com animais já inscritos poderão inscrever mais animais, um por vez, sempre obedecendo a ordem de preferência por data da primeira inscrição de cada criador e assim sequencialmente entre todos com animais já inscritos, até que ocorra o preenchimento total das vagas.

É importante mencionar que a lista atual poderá ter sofrido alterações devido a Avaliação Genética 2024-1. Neste sentido, novos animais que atingirem os índices satisfatórios de avaliação genética poderão ser incluídos. Por outro lado, os animais que tiverem a avaliação alterada para um índice igual ou maior que DECA 3 no iABCZ, serão desclassificados e retirados da lista. Portanto, esta lista poderá ser usada como uma referência de consulta para escolha dos candidatos ao PNAT.

Critérios para filtro inicial dos animais de todas as raças, exceto Nelore e Nelore Mocho:

  • DECA iABCZ igual a 1;
  • DECA maior que 5 para apenas uma característica dentro de cada um dos agrupamentos que compõem o iABCZ;
  • Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 5;
  • Não ter pendência junto ao SRGRZ;
Lista Brahman / Lista Gir / ​​​Lista Guzerá / Lista Sindi / Lista Tabapuã

Critérios para filtro inicial dos animais das raças Nelore e Nelore Mocho:
  • DECA iABCZ igual a 1;
  • DECA menor ou igual a 4 em todas as características que compõem o iABCZ, AOL, e ACAB;
  • Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 2;
  • Não ter pendência junto ao SRGRZ.

Lista Nelore / Lista Nelore Mocho

Para mais informações entrar em contato com a Equipe técnica da ABCZ/SEDE através dos seguintes contatos:
Email: mauro.fonseca@abcz.org.br ; paulo.martins@abcz.org.br

Telefones:
(34) 3319-3883 - Mauro
(34) 3319-3880 - Paulo

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar