Português
01 DE NOVEMBRO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

PNAT 2024: ABCZ divulga lista de touros pré-selecionados para o programa e regulamento

PNAT 2024: ABCZ divulga lista de touros pré-selecionados para o programa e regulamento
Ao todo, mais de 51 mil animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã estão inseridos na pré-seleção; lista e regulamento já estão disponíveis no site da associação

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) publicou nesta quarta-feira (1/11) a lista de touros pré-selecionados para a edição de 2024 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). Ao todo, mais de 51 mil animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã estão inseridos na pré-seleção. 

A partir de agora, os criadores devem avaliar os animais nas fazendas e separar aqueles que possam representar o criatório. É importante agendar as visitas dos técnicos da ABCZ para a avaliação e Registro Genealógico Definitivo (RGD) dos candidatos. Os garrotes classificados como “MUITO BOM” ou “EXCELENTE” no EPMURAS serão encaminhados para o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), com início do período de adaptação em abril de 2024, na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG). 

“Esta é uma etapa fundamental para a identificação dos melhores reprodutores das populações zebuínas participantes do PMGZ, ou seja, reprodutores jovens cujas avaliações genéticas são positivas”, comenta o Superintendente Técnico Adjunto de Fomento da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado. 

Critérios de seleção

Para os animais das raças Nelore e Nelore Mocho, serão admitidos aqueles que possuem DECA iABCZ igual a 1; DECA menor ou igual a 4 em todas as características que compõem o iABCZ e AOL e ACAB; Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 2; Não ter pendência junto ao SRGRZ; Apresentar exame de DNA qualificando parentesco com pai e mãe.

Quanto à seleção dos animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã, os critérios de seleção são: DECA iABCZ igual a 1; DECA maior que 5 para apenas uma característica dentro de cada um dos agrupamentos que compões o iABCZ; Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 5; Não ter pendência junto ao SRGRZ; Apresentar exame de DNA qualificando parentesco com pai e mãe. 

“É importante ressaltar que, para todas as raças, os animais que atenderem aos filtros anteriormente mencionados serão obrigatoriamente avaliados previamente em suas propriedades de origem por técnicos credenciados da ABCZ, quando deverão ser submetidos à avaliação de tipo EPMURAS, com a classificação ‘EXCELENTE’ ou ‘MUITO BOM’”, destaca o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian. 

A lista de animais pré-selecionados está disponível na página de comunicações eletrônicas e no site da ABCZ. Para acessá-la, clique aqui: https://www.abcz.org.br/pmgz/pnat/pre-selecionados-pnat.

Para acessar o regulamento completo, com as datas de inscrição e o calendário do TDEA PNAT 2024, clique aqui: https://www.abcz.org.br/pmgz/pnat/regulamento.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar