PNAT 2026: confira o calendário do programa da ABCZ para este ano
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou o calendário oficial da nova edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). As datas orientam os criadores interessados em participar do PNAT 2026, desde a confirmação dos animais até a conclusão das provas e a disponibilização da genética dos melhores reprodutores para rebanhos colaboradores por meio das centrais de inseminação.
O cronograma dá sequência ao processo iniciado ainda em 2025, quando a entidade disponibilizou a primeira lista de touros pré-selecionados, elaborada com base na avaliação genética 2025-4. Em fevereiro, será publicada a segunda lista de pré-selecionados, já considerando as informações mais recentes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).
“Essa primeira lista é elaborada com base na última avaliação do ano, a 2025-4. Depois, teremos uma segunda lista, que confirma os animais, baseada na 2026-1. A divulgação antecipada permite que criadores e técnicos iniciem o processo de apartação, vistoria e definição dos animais que participarão do PNAT”, destaca o supervisor de Provas Zootécnicas da ABCZ, Paulo Ricardo Martins Lima.
As inscrições se encerram no dia 28 de março, e a recepção dos animais selecionados ocorrerá entre 6 e 17 de abril. Logo em seguida, nos dias 21 e 22 de abril, os touros passarão pelo primeiro exame de ultrassonografia de carcaça e pela primeira avaliação do EPMURAS, etapa essencial para a validação das informações zootécnicas.
O período de adaptação terá início em 23 de abril, preparando os animais para o começo do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), marcado para 14 de maio. O teste segue até 9 de julho, quando se encerra uma das fases mais importantes do PNAT, responsável por mensurar ganho de peso, consumo e eficiência alimentar dos reprodutores.
Na reta final do programa, os touros passarão pelo segundo exame de ultrassonografia de carcaça e nova avaliação do EPMURAS, nos dias 13 e 14 de julho. Entre 15 e 17 de julho, serão realizados o exame andrológico e os exames sanitários obrigatórios de brucelose e tuberculose.
O cronograma se estende até o início de agosto, com atividades entre 20 de julho e 1º de agosto, período destinado ao casqueamento e toalete dos animais, à filmagem dos touros que participarão do Leilão PNAT 2026 e à divulgação oficial dos resultados do TDEA.
Paulo reforça que todo o processo começa com a pré-seleção genética. “O animal precisa constar na lista de pré-selecionados e ser avaliado pelo EPMURAS, com vistoria realizada pelo técnico de campo da ABCZ. Somente após essa liberação o reprodutor pode ter a participação confirmada no PNAT”, explica.
A lista de touros pré-selecionados está disponível no site da ABCZ e no SIAG (Sistema de Avaliação Genética), ambos na aba PNAT. A entidade orienta que os criadores interessados acompanhem atentamente as atualizações e cumpram rigorosamente os prazos para garantir a participação no programa, que é referência nacional na avaliação de touros jovens e na difusão de genética zebuína de qualidade.
A lista de pré-selecionados está disponível em: https://www.abcz.org.br/pmgz/pnat/pre-selecionados-pnat.