Português
24 DE FEVEREIRO DE 2023. POR

ABCZ manifesta apoio à Acrimat no pedido de revisão de acordo internacional para evitar suspensão de exportações

ABCZ manifesta apoio à Acrimat no pedido de revisão de acordo internacional para evitar suspensão de exportações
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) manifesta publicamente o apoio à Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) quanto ao pedido de revisão do protocolo de exportação de carne bovina para a China.

A ABCZ recebeu com cautela a confirmação do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina registrado em Marabá, no sudeste do Pará, onde, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), 160 cabeças estão isoladas numa pequena propriedade que já foi inspecionada e interditada preventivamente.

De acordo com informações do órgão de Defesa Agropecuária, trata-se da forma atípica da doença, que surge espontaneamente na natureza, provocada por um processo degenerativo cerebral que pode ocorrer em animais mais velhos, não oferecendo risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano.

Sabemos que essa confirmação impacta diretamente o mercado de carne. Lamentamos o incidente que ameaça a credibilidade e segurança do trabalho realizado pela pecuária nacional e reflete no escoamento da indústria, tanto no cenário interno, quanto internacional, e, por essa razão, nos posicionamos a favor de uma revisão do acordo, já
que a sua atual forma ocasiona prejuízos incalculáveis para o setor.

A Diretoria da ABCZ avalia que o Brasil, país continental, precisa de protocolos eficientes e mais inteligentes para nos proteger comercialmente. “Um caso pontual de qualquer doença tem que ser investigado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, mas não pode travar a exportação de plantas de outras regiões de um território tão grande quanto o Brasil” diz Gabriel Garcia Cid.

A ABCZ respeita a indicação dos protocolos orientados pelas autoridades sanitárias brasileiras e se coloca à disposição para informar os pecuaristas de todo o país sobre manejos seguros, mas reforça a necessidade de revisão dos acordos bilaterais para evitar a suspensão de exportações.

Gabriel Garcia Cid

Diretoria ABCZ 2023-2025

Tags:

expozebu2023

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar